terça-feira, 1 de julho de 2014

Garoupa à Bulhão Pato para começar bem o mês

Escrevi uma vez um post que anda por aí perdido nessa blogosfera intitulado "a nostalgia do bitoque". Tê-lo-ei algures encafuado também e ainda é capaz de ressuscitar neste blogue mas por enquanto fica a ideia principal. Era e é uma crítica feroz àquelas pessoas que quando estão de férias reclamam com a comida do hotel. Passaram alguns anos e continuo com a mesma ideia. Para quem, como eu, gosta de experimentar comida e pratos novos e que, perante os mesmos, não torce o nariz mas fica curiosa, esta rejeição da comida diferente sempre me encanitou. Acontece, contudo, que mesmo gostando de comer de tudo um pouco, houve uma altura da minha vida, vá-se lá saber porquê, em que quando estava fora tinha saudades de peixe. Quando a minha mãe me perguntava se queria alguma coisa quando chegasse, a resposta era sempre a mesma: peixe. Agora tenho menos saudades do peixe, mas a verdade é que há muitos dias da minha vida em que sinto que poderia facilmente comer só peixe, ou quase só, e prescindir da carne. Gosto de peixes vários e quase sempre confeccionados da forma mais simples: cozido, grelhado, assado no forno e frito, fumado também vai. Nada melhor do que uns carapaus pequenos fritos com um arroz de tomate malandrinho ou com um risotto de coentros. E a epifania numas simplicíssimas sardinhas assadas numa fatia de pão saloio com uma salada pungente a acompanhar? E uns arenques fumados numa tarde de sol dourado no Báltico? Ou o cozido de peixe com malagueta e banana em S. Tomé? O que teria perdido se torcesse o nariz à diferença. O peixe é leve, cheira a mar e sabe a maresia e maresia é casa. Seriam disso as minhas saudades?

Garoupa à Bulhão Pato

Ingredientes
Filetes de garoupa frescos (comprei as garoupas inteiras e pedi que filetassem)
Conquilhas
Limão
Flor de sal (acabou-se-me o sal mas o resultado compensou)
Alho
Azeite
Coentros a gosto
Vinho branco

Preparação
Com três horas de antecedência, temperar os filetes de garoupa com flor de sal, limão e alho. Reservar. Pôr as conquilhas em água com sal com a mesma antecedência e ir mudando a água para libertar a areia. 
Antes de brasear a garoupa, fazer as conquilhas: deitar um fio de azeite numa frigideira com alho picado e alguns coentros cortados com uma tesoura de ervas aromáticas, adicionar as conquilhas, tapar e deixar que abram. Juntar mais coentros e o vinho branco. Deixar que o aroma a álcool evapore, rectificar o tempero e deixar apurar um pouco. 
Para brasear o peixe: retirar do frigorífico, tirar o alho e secar o excesso de humidade com papel de cozinha. Aquecer uma frigideira de fundo antiaderente com um fio de azeite. Colocar a garoupa com a pele virada para baixo. Virar passado alguns minutos. Deitar as conquilhas à Bulhão Pato sobre a garoupa com uma colher e servir. 
Como acompanhamento fiz batatas salteadas com cebolinho e vinagre. Ninguém reclamou, nem mesmo os carnívoros indefectíveis.


Notas: 
  • Como em quase tudo, a qualidade dos ingredientes é fundamental. Para este prato usei garoupa fresca que pedi para filetar à minha frente.
  • Porque não gosto de muitos molhos e para não afogar a garoupa, pus pouco molho das conquilhas. Posteriormente cada um adicionou a gosto.
  • Mais um prato que não é particularmente fotogénico acrescido do facto de se fazerem poucas produções fotográficas antes das refeições cá por casa, contudo, o sabor compensou a falta de fotogenia.
  • O empratamento foi e é simples: não gosto de pratos demasiado cheios ou demasiado vazios e também não gosto do peixe encavilatado em 'camas'.


Depois de ter falhado a festa de aniversário do Dia Um... Na Cozinha, eis-me de volta. Qual será o próximo desafio?


37 comentários:

Leonor disse...

Obrigada, Susana, soube melhor do que o que parece :)
Beijinhos

Unknown disse...

À bulhão pato tem que ser bom. Gosto muito de garoupa. Gostei muito da sugestão. Delicia. hummmmmmmm
Nunca experimentei, mas a olhar para este belo pratinho e para a receita já estou com vontade. =D

Beijinhos,

Aurea Neves

Leonor disse...

Olá :)
Depois conta como correu. Cá me casa ficou aprovadíssimo.
Beijinhos e obrigada pela visita

Unknown disse...

Mais uma vez adorei o teu post, Leonor.
O peixinho está com aquele aspecto super levezinho e cheio de sabor.
As fotos estão com uma luz fantástica, mesmo a combinar com o espírito do prato.
Gostei mesmo muito desta sugestão. :)

Bjinhos

Isabel Figueiredo disse...

Leonor,
eu viveria só de peixe sem problemas e tal como tu adoro experimentar comidinhas novas.
Quem resistiria a uma garoupa tão bem preparada e apresentada como esta? bate qualquer bitoque e essas batatinhas cheias de sabores a sorrir para nós, não são também elas uma perdição?
Revejo-me muitas vezes quando leio os teus belos textos.
Bjns
Isabel

Leonor disse...

Obrigada, Susana, tento sempre fazer as experiências do Dia Um ao almoço por causa das fotos :)
Beijinhos

Leonor disse...

Obrigada pelos textos, querida Isabel, eu venho da 'outra' blogosfera e a minha tendência é para misturar de tudo um pouco.
Adoro peixe também, como se vê, mas cá em casa há um carnívoro convicto. Nada como encontrar o equilíbrio.
Beijinhos

Luísa Machado disse...

Muito bom!!! Para mim uma combinação perfeita, adoro garoupa e conquilhas! Sinto-me tentada a experimentar :)
Beijinhos

Anónimo disse...

Também viveria só de peixe. Este está com um ar mesmo apetitoso. Que maravilha.
:))

Leonor disse...

É muito fácil, Luísa :) Experimenta e conta se gostaste.
A minha ideia inicial nem era garoupa, acabaram por me convencer na peixaria.
Beijinhos :)

Leonor disse...

É tão bom, Loca :)

São Ribeiro disse...

Adorei a tua sugestão ,ficou com muito bom aspecto
Tento comer mais peixe que carne apesar de o meu filho gostar pouco de peixe.
BJ

Iguaria Desigual disse...

Olá Leonor!
Gosto do teu blog. Hoje fiz aqui uma visita pela 1ª vez e vou voltar muitas vezes, vou seguir.
O peixe também faz as minhas delícias e esta receita ficou óptima, as fotos ficaram muito bem :)
Um beijinho e boas inspirações*
Vanda
http://iguariadesigual.blogspot.pt/

Leonor disse...

Olá, São :)
Obrigada, cá em casa também é um bocadinho assim mas está a melhorar.
Beijinhos

Leonor disse...

Obrigada pela visita, Vanda, vou já pôr o teu na minha barra lateral.
O segredo das fotos é um dia com luz e uma máquina nova de presente de aniversário.
Beijinhos

Comida de conforto disse...

Que bom ver-te por aqui de novo, Leonor! E com este prato maravilhoso, ainda por cima... Eu adoro garoupa, faço muitas vezes, mas nunca passa de cozida ou no forno.. Esta garoupa à bulhão pato ficou marcada, adorei!
Beijinhos

Leonor disse...

Andei fugida por causa do trabalho mas tenho uma ou outra receita para partilhar. Muito obrigada pelo comentário :)
Ficou tão boa que vou repeti-la brevemente.
Beijinhos

Anónimo disse...

Gostei genuinamente desta sugestão. A garoupa é um peixe de que gosto particularmente e ameijoas, ou conquilhas, à bulhão pato deve ser um dos meus pratos preferidos e que sempre me traz recordações de férias e de fins de tarde que entram pela noite dentro.

Ah, e as fotografias deixam-nos com pena de não ter provado a iguaria, que é o que se pretende :)

Beijinhos, Paula

Coisas e Coisinhas disse...

Adorei esta tua sugestão Leonor! A combinação de um belíssimo peixe como a garoupa com umas fantásticas ameijoas, basta para eu ficar "vidrada" neste pratinho ;)
E percebo bem o que dizes porque sempre vivi à beira-mar, com peixe fresco sempre que queria e bem me apetecia e, agora, a viver fora de Portugal, o peixe é provavelmente das coisas das quais sinto mais saudades :)
Beijinhos *
Vânia
PS: Está a decorrer, até sábado, lá pelo blog, o 3º DESAFIO do "Há vida para além da massa de atum" e adorava poder contar com a tua participação :)
http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.co.uk/2014/06/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

cozinha da sara disse...

É certamente uma ótima forma de começar o mês. Ficou lindo. beijinhos
http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

Sara disse...

Boa sugestão. Gostei bastante.

Beijinhos

Na Cozinha da Leonor disse...

Olá :)....
Que estrondoso aspecto :).... 5 ***** :D....
Beijocas

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

Paula Vieira disse...

Uma delicia, adorei.
Bjs.

Paula

Leonor disse...

Olá Paula,
É engraçado como o que comemos está associado a memórias de infância e outras tão gratificantes. Partilho contigo as conquilhas e o verão. Sabem mesmo a Verão :)
Obrigada.
Beijinhos

Leonor disse...

Olá Vânia,
Tenho de ir ver o teu passatempo :)
Pois é, eu vivo perto do mar, habituada a comer muito peixe também. Se calhar é isso também que nos faz saudades :)
Beijinhos e obrigada pela visita.

Leonor disse...

Obrigada, Sara :) Beijinhos

Leonor disse...

Fico contente que tenhas gostado, sara, beijinhos :)

Leonor disse...

Olá, Leonor ;)
Obrigada

Leonor disse...

Que pena que não possas provar do meu, Paula :)
Beijinhos

Tertúlia da Susy disse...

Que diferente ficou!

Isabel disse...

Já tinha saudades de ler os teus textos sempre tão inspiradores, minha Leonor ! :)
E que bom fazê-lo "ao som" de uma deliciosa garoupa, confeccionada com um molho que me enche as medidas e tão bem composta por essas belas conquilhas...
Ora,ora... peixinho saudável e delicioso, pois então... a apresentação está tão bonita e essas batatinhas já me deixaram com água na boca ! Tu sabes o que é bom, disso não tenho dúvidas ! :)

Beijinhos *

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Que prato lindo e saboroso, Leonor! E a descrição, na mouche! Sabe a maresia e é esse o encanto. Maravilhoso! :)
Beijinhos

Anónimo disse...

Maria, que blog lindo! Que capricho! Imagens inspiradoras. Parabéns!

Leonor disse...

Olá Suzy,
Quis experimentar algo diferente, já que habitualmente faço o peixe grelhado.
Beijinhos

Leonor disse...

Querida Isabel,
Ando um bocadito preguiçosa para fazer os posts mas nem por isso tenho deixado de cozinhar. O meu problema é que habitualmente faço mais experiências ao jantar e a luz não coopera.
Muito obrigada pelo teu carinho :)
Beijinhos

Leonor disse...

Olá Maria João,
O sabor a maresia é tão bom :)
Obrigada pela visita.
Beijinhos

Leonor disse...

Olá executiva de panela :)
Obrigada pelas palavras e pela visita.
Beijinhos