segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Uma receita mil vezes repetida nuns palmiers de farinheira

Estão a ver aquelas pessoas que gostam de muito de se ouvir? Aquelas que depois de tudo ter sido dito continuam a querer dizer algo só pelo prazer de verbalizar, de ouvir ecoar a sua voz como se trouxessem ao mundo o mais importante dos contributos? Que depois de tudo dito querem acrescentar algo mais, redundante e desnecessário? A receita que hoje trago é exactamente assim. Não é original minha, já a vi em inúmeros blogues noutras variações mas gosto tanto dela e do resultado, do prazer que provoca nos comensais, da combinação da massa crocante com o sabor inquietante da farinheira que venho aqui replicá-la, um bocadinho como aqueles que gostam de se ouvir. Já toda a gente disse tudo e muitos terão experimentado os palmiers, mas dispensem-me uns minutos nesta deliciosa e simplicíssima receita. A descoberta que afinal também nós somos capazes de fazer algo é sempre motivo de partilha.

Palmiers de farinheira

Ingredientes
1 base rectangular de massa folhada
1 farinheira

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200º. Tirar a pela da farinheira, estender a base da massa folhada e espalhar a farinheira sobre a base. Pode usar-se uma espátula ou esfarelar com as mãos, dependendo da consistência do enchido. Enrolar a massa até meio, virar depois a parte não enrolada para nós e proceder da mesma forma, enrolando o restante até encontrar a outra parte. Embrulhar em papel vegetal e levar dez minutos ao frigorífico. Retirar, findo o tempo de espera, e, com um faca, cortar em fatias da espessura de um dedo. Levar ao forno e retirar quando estiverem dourados. Simples e bom.




E para variar da farinheira a imaginação é o limite. Já fiz com pasta de azeitona, atum, mas estes são sempre aclamados por unanimidade.

14 comentários:

Marisa Valadas disse...

Parece-me delicioso, além de ter optimo aspecto

São Ribeiro disse...

Costumo fazer com açúcar e canela mas assim parece-me bem mais apetitosos tenho uma alheira perdida no frigorifico acho que já sei o que fazer.
Ficaram lindos.
Boa semana
bjs

Anónimo disse...

Ficaram com um ar delicioso e é uma excelente sugestão para uma entrada ou brunch. Eu própria, nos primórdios do blogue, publiquei uma receita de palmiers, doces neste caso, porque quando descobri como são fáceis de fazer nem queria acreditar :)

Beijinhos, Paula

Unknown disse...

Não sou apreciadora de farinheira mas adorei esta sugestão. Acho que substuindo por alheira não resistia a vários!
Ficaram lindos estes palmieres e dão uma bela entradinha! ;)

Bjinhos

Leonor disse...

Olá Marisa,
São sempre um sucesso :) e tão fáceis.

Leonor disse...

Olá São, nunca fiz com açúcar e canela mas foi a primeira receita que vi nos blogues, julgo ter sido nas Delícias da Pipas mas já não sei bem. Hei-de experimentar um dia destes.
Beijinhos

Leonor disse...

Pois é, Paula, a primeira vez que se faz é muito engraçado. Ficam tão enfezados mas depois no forno florescem. Faço quando cá tenho gente a jantar e também já levei para almoços. Saem sempre bem e são tão fáceis.
Beijinhos

Leonor disse...

Eu não sou muito de alheira, não somos, cá em casa, mas podem ser feitos com o que quisermos. Com a pasta de azeitona também ficam bem, com um travo bem forte, mas bons ;)
Beijinhos

Su Delícia disse...

devem ser mesmo bons!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Leonor disse...

São mesmo :)
Beijinhos

Isabel Figueiredo disse...

Leonor,
Andei a fazer pausas no meu blogue e nos vizinhos :) talvez seja hora de regressar...
Mesmo não comentando vou espreitando alguns blogues que mais me cativam e o teu é um deles, pela forma que escreves que logo cativa e pelas delícias que apresentas.
Adorei os teus muffins cheios de amor pelos teus alunos, sei bem o que isso é :), o bolinho do Bill de coco e lima (adoro estes sabores) com cheirinho a verão envergonhado, perdi-me no teu cheesecake floresta negra (partilho contigo a ideia dos bolos de aniversários) e nada como um bolo invertido da Rachel com fruta caramelizada para nos aquecer nestes dias chuvosos.
Já fiz palmiers, mas nunca de farinheira, adorei a tua ideia e vou experimentar, porque gosto imenso desse enchido e ficam lindos.
Bjns
Isabel

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Leonor!
Ficaram tão vaidosos os teus palmiers, e ainda bem que decidiste partilhá-los, pois ficaram mesmo lindos. Nunca experimentei com farinheira, mas tenho a certeza que devem ser deliciosos.
Um beijinho e bom fim de semana. ;)

Leonor disse...

Obrigada, Isabel, eu nem sempre consigo ir aos blogues e comentar. Compreendo perfeitamente mas é uma prazer imenso receber-te aqui.
Este blogue é feito ao sabor da minha vida e dos meus humores, de certa forma é um pedacinho de mim.
Estes palmiers são muito bons com farinheira, são óptimos para petiscar antes do almoço ou jantar.
Beijinhos e obrigada pelo teu carinho.

Leonor disse...

Olá Célio, vaidosos é a palavra, eles ficam sempre prontos a desfilar :)
É engraçado que ainda não tenhas experimentado com farinheira, porque tive a sensação de já os ter visto nos blogues.
Obrigada pela visita :)
Bom fim-de-semana também.