sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Bolo invertido de pêra para comemorar Setembro

Gosto de Setembro. É um dos meus meses preferidos, logo a seguir a Maio e Junho. Gosto de algum recolhimento, gosto das cores e dos pores-do-sol, gosto do cheiro de Setembro e da luz de fim de dia. Setembro marca inícios, marca fins também, mas um fim contém sempre um início, aprendizagens várias com lágrimas e sorrisos. Há uma esperança tonta em Setembro. No meu Setembro cabem sonhos.

Bolo invertido de pêras

Ingredientes

Para o caramelo
75g de manteiga
125g de açúcar amarelo

Para o bolo
4 ovos
100ml de óleo
175g de açúcar
150g de farinha
2 colheres de chá de canela
1 colher de chá de fermento
1 pêra ralada
4 pêras descascadas e cortadas em oitavos

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º.
Numa frigideira anti-aderente e que possa ir ao forno derreter a manteiga. Juntar o açúcar amarelo e caramelizar um pouco sem mexer. Continuar em lume brando e deitar as pêras cortadas. Desligar o lume e reservar.

Para o bolo, juntar num recipiente os ingredientes secos, a farinha, o açúcar, a canela e o fermento. Num outro, bater os ovos e o óleo com uma vara de arames, juntar por fim a pêra ralada. Adicionar aos ingredientes secos e envolver tudo. Usei na mesma a vara de arames. Deitar a massa cuidadosamente na frigideira sobre as pêras e o açúcar caramelizado e levar ao forno cerca de 40 minutos. Retirar do forno, deixar repousar cinco minutos e desenformar. 
Comer morno ou frio com crème fraiche ou simples. 




Para celebrar Setembro fiz o que já não fazia há tempos, um bolo de sabores e aromas de dizer adeus ao Verão.  Esta receita foi inspirada numa da Rachel Allen, embora com pequenas alterações: deixar caramelizar levemente o açúcar e a manteiga e omiti a raspa de laranja. Para a próxima porei apenas uma colher de chá de canela. As pêras são biológicas, vieram directamente da mão do meu sogro cá para casa e este bolo surgiu também na necessidade de as usar. É de confecção muito fácil.

4 comentários:

São Ribeiro disse...

Gosto muito da pêra em bolos ou tartes.
E esse ficou com um aspecto delicioso
Para mim pode ser uma fatia bem generosa sfp.
Bom fim de semana
bjs

Filipa Lemos disse...

Também adoro setembro, costumo fazer sempre um doce de pêra, queria ver se não era excepção! :)

Leonor disse...

Não sou muito de pêras. Prefiro outros frutos mas tenho imensas em casa e foi uma boa razão para fazer um bolo, São :) Encontrei este da Rachel Allen que me pareceu bem mas para a próxima sigo ainda mais a minha intuição e deixo caramelizar mais um pouco. O caramelo com açúcar amarelo fica uma delícia, nunca tinha feito antes.
Vou já buscar a fatia. Queres com crème fraiche?
Beijinhos e obrigada pela visita.

Leonor disse...

Olá Filipa,
Eu gosto mais de fazer doce de abóbora nesta altura. É engraçado como temos as coisas associadas nas nossas mentes :)
Beijinhos e obrigada pela visita.