sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Scones mediterrânicos e o eterno lamento

Há que admiti-lo: fazer dieta é chato, maçador, aborrecido e às vezes desesperante. Podem achar estranho falar de dieta num blogue dedicado à culinária, mas a verdade é que a preocupação com o peso que me acompanha há umas décadas, os avisos do médico tendo em conta a idade e a incapacidade de me reconhecer no espelho porque aquela do outro lado não sou eu, ditam que me preocupe. Antes restrições do que a sensação de sermos estranhos no próprio corpo. Só por isso, e é muito, vale a pena a austeridade calórica a que me submeto.
No Verão fazer dieta é mais fácil. Podem fazer-se grelhados. Não sou eu que os faço, não entendo nada de grelha. Tive a sorte de trilhar caminhos em comum com alguém que tem muito jeito para grelhados. Gosta de Verão como eu e mima-me com peixe grelhado assim que as andorinhas começam a sobrevoar o céu da aldeia e lá em baixo o terreno, onde vemos as estações passar, cobre-se de florzinhas amarelas. Nesse tempo podem comer-se saladas variadas, pode ver-se o mar da janela da cozinha, pode ver-se o ocaso fulgente em horas tardias de piares variados lá longe no pinhal. Esta minha quezília momentânea com a dieta muito provavelmente nada terá a ver com comida propriamente dita mas antes com o desamor pelo Inverno. No Verão tudo parece mais fácil, regime alimentar incluído. Acontece, pois, que ando a atravessar uma dessas fases de saturação. Há que admiti-lo: o Inverno é chato, maçador, aborrecido e às vezes desesperante, uma boa razão para viajar pelos aromas e sabores mediterrânicos onde cheira sempre a Verão, os mares são calmos, azuis e há dieta. Mediterrânica claro.

Scones mediterrânicos

Ingredientes
200 g de farinha
1 pitada de sal refinado (opcional)
1 colher de chá de fermento
50 g de margarina à temperatura ambiente
150 ml de buttermilk
Queijo feta (a gosto)
Tomates secos (a gosto)
Presunto cortado em pedaços pequenos (usei comprados já em pedacinhos)
Orégãos
Ovo batido

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º.
Numa tigela larga deitar a farinha, o fermento e o sal e misturar. Adicionar a margarina à temperatura ambiente cortada em pedacinhos. Com as mãos juntar dissolver a margarina com a farinha até ficar uma areia grossa. Juntar o queijo feta, os tomates secos também cortados, o presunto e os orégãos. Deitar por fim o buttermilk para formar uma massa húmida. Não bater a massa nem manusear em excesso. Enfarinhar as mãos e formar bolinhas. Pincelar com ovo batido e levar ao forno cerca de 30 minutos. 


Cá em casa como somos carnívoros e menos carnívoros optei por uma solução de compromisso: presunto, feta e tomate seco. Para uma opção vegetariana esquecer o presunto mas compensar com um pouco de sal.


9 comentários:

Su Delícia disse...

Bem.. como compreendo as tuas palavras.. o Inverno também me está a maçar!! Hehehe
Mas com estes scones o ânimo só pode melhorar!!!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Tertúlia da Susy disse...

Gosto muito de comer scones ao pequeno-almoço.
Bjs, Susana

Leonor disse...

É, tão chato, não é, Susana? Mas hoje esteve melhor.
Beijinhos

Leonor disse...

Só gosto de scones doces até ao pequeno-almoço, Susana :)
Beijinho

Unknown disse...

Volta e meia faço umas dietas. Apenas pela saúde. Felizmente, não sou de engordar muito e não tenho o teu problema, mas é precisamente para prevenir que tento por vezes fazer umas dietas. Mas, não tem que ser sinónimo de fome ou aborrrecimento. Tantas vezes descubro sabores novos, ingredientes novos, conjugaçoes novas a fazer dieta. Força e arrisca e força! (tenho no blog algumas receitas que faço, o salmão com pele tostada por exemplo, a salada de atum fresco, ou o atum braseado... fica ótimo e cortas aos hidratos!)
http://aaventuraculinaria.blogspot.pt/

Comida de conforto disse...

Como te compreendo, Leonor! De há 6 anos para cá, também luto, quase permanentemente, com a balança!.. E chego a pensar que foi uma idiotice começar um blog de cozinha, quando desejo tanto arranjar força para fazer uma dieta séria...
Se queres que te diga, para mim,o Verão é mais dificil ... Os petisquinhos de verão são tão tentadores e o tempo convida tanto às petiscadas... O mal, mesmo, é o nosso paladar apurado e o gosto pela boa comida :)
Beijinhos e boa sorte com a tua dieta!

Unknown disse...

Nunca fiz scones, e estes salgados atraem-me imenso! :)
Adorei a sugestão.

Bjinhos

Leonor disse...

Que sorte, Eva, também gostava de poder comer sem engordar. Depois de tantos anos tenho algumas receitas e tenho sempre, ou quase, cuidado com a alimentação mas aborreço-me passado um tempo. Vou espreitar as tuas para me inspirar.
Beijinhos :)

Leonor disse...

São óptimos. Passados dois dias ainda estavam bons. Se puderes faz com buttermilk. Ficam muito melhores.
Beijinhos :)