sábado, 8 de dezembro de 2012

British Pub food e barriga de porco com legumes


Corria o ano da graça de mil novecentos e noventa e cinco, era Dezembro tardio, tinha o coração em farrapos e um frio condizente com essa minha condição. E era Sábado também, e sei que era Sábado porque o mercado de Portobello acontece aos Sábados. Descíamos a rua cumprindo o ritual de sempre e que nestes dias de míngua a que o (des)governo deste país me obrigou me faz muita muita falta e alguma mossa.  Dezembro é Dezembro e, em Londres, Dezembro é um mês gélido onde pelas três da tarde a luz quase se extingue e um frio miudinho se nos entra pelos ossos e se não nos precavermos e deixarmos a menor fresta aberta entrar-nos-á pela alma também. Todo o cuidado é pouco.
Finda a manhã em voltas, o que nos apetecia era mesmo um almoço bem quente, a fumegar, a deixar fugir o calor em serpentinas que se evaporam no éter. Entrámos num pub, conheço poucos sítios, se algum conhecerei, que sejam mais acolhedores em tempos de invernia e mais eclécticos no que respeita à clientela.  Uma volta na ementa e os gostos recaíram sobre um chicken on the charcoal, o que nas nossas mentes tugas se traduziu numa bela frangalhada quentinha. Nada melhor para obstar a tanto frio, nada que nos pudesse consolar mais e nada que nos enganasse tanto. Sobre uma cama generosa de rúcula levitavam umas tiras exíguas de frango grelhado, pouco quente e absolutamente devastador para as altas expectativas e o frio cortante. Quem no seu perfeito juízo se aventurava a comer salada fria, rúcula ainda por cima, numa invernia tamanha? Salvaram-se as batatas, umas wedges com a pele. E Londres, Londres salva-se sempre. E pronto, serve isto tudo para dizer que se tivesse encontrado um assado como este que vos apresento e que foi inspirado no Great British Pub Food do meu mais-que-tudo culinário Gordon Effing Ramsay teria sido uma mulher mais feliz, aquelas tiritas de frango não se dão a ninguém, mas não teria texto para este post. 

Barriga de porco crocante com legumes

Ingredientes
Um naco de barriga de porco com a pele
Dois ou três dentes de alho
Cebolas
Batatas
Cenouras
Sal
Pimenta preta
Tomilho
Azeite

Preparação
Untar uma assadeira com um fio de azeite. Fazer uns cortes na pele na diagonal. Envolver com sal e pimenta, massajando bem a carne para que o sal e a pimenta penetrem bem. Pré-aquecer o forno na temperatura máxima. Levar a carne ao forno bem quente o tempo suficiente para que a pele comece a crestar, vinte a vinte e cinco minutos. Baixar a temperatura do forno para 170º e deixar a carne assar, verificando e regando com a gordura e o molho que se vai criando. Se necessário adicionar um fio de vinho branco. Cerca de uma hora depois, retirar o excesso de gordura com uma colher e deixar apenas umas duas colheres de sopa. Esmagar os dentes de alho e pôr na assadeira. Juntar as batatas cortadas em gomos e os restantes legumes. Envolver na gordura, juntar o tomilho, salpicar com sal e pimenta e levar ao forno mais uma hora.


Barato e aconchegante, este assado é indicado para dias de orçamento reduzido e só peca por ser pouco saudável mas prevaricar de vez em quando nunca fez mal a ninguém. 

13 comentários:

Isabel Figueiredo disse...

É engraçado que nunca fiz assim a barriga de porco e é tão simples e delicioso... a pele tem um aspecto crocante que apetece trincar :)
Bjns
Isabel
http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

Leonor disse...

Olá Isabel,

Também fazia de outra maneira com mais temperos mas assim fica muito bem. Realça os diferentes sabores.

Beijinhos :)

anapaulaml disse...

Olá Isabel,

A barriga de porco está com um aspecto fantástico.

beijinhos e bom fim de semana

Leonor disse...

Obrigada (julgo ser para mim :))

Beijinhos e bom fim-de-semana

Unknown disse...

tem um aspeto de babar.
Beijinhos e bom Domingo.

Leonor disse...

:D
Bom Domingo também.

Marisa Valadas disse...

Olá
Ficou com um aspecto delicioso e reconfortante

Beijnhos,
Marisa
http://www.sweetmykitchen.blogspot.pt/

Tanocas disse...

Parece mesmo MTO bom!
Vou levar a receita cmg para experimentar.
Beijinhos
Tanocas
http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

Leonor disse...

É bom para este tempo, Marisa.

Beijinhos

Leonor disse...

Depois conta como ficou, Tânia.

Beijinhos

Obrigada às duas pela visita :)

Susana disse...

Que bom aspecto!!!

Petiscos e Miminhos disse...

Este pratou deve ser maravilhoso...estou a babar:))

Leonor disse...

É bom para estes dias de invernia :)
Obrigada pela visita.