domingo, 1 de novembro de 2015

Sopa de castanhas com crocante de bacon para o Dia Um

Novembro inicia a época de trevas que me escurece a alma. Há algo de decadente em Setembro que me agrada, Outubro prolonga esta mesma decadência conjugando-a com um aconchego próprio, luminosidades únicas encantatórias, línguas de fogo que se apagam sobre o mar. Outubro abraça-me. Novembro inicia o começo do fim. Do fim do Outono, do fim dos pores-do-sol rubros, do fim de dias tépidos e luminosos. Novembro inicia a espera de que acabe o Inverno que ainda nem começou, de que Dezembro não se demore demasiado e de que Janeiro se evapore na esperança da Primavera. E hoje foi dia de Pão-por Deus e não houve crianças à minha porta. Olá Novembro. Adeus Novembro. 

Sopa de castanhas com crocante de bacon

Ingredientes
600 g de castanhas cozidas
1/2 courgette média
1 cebola média
Azeite 

Bacon em pedacinhos
Flocos de malagueta

Preparação
Lavar e cortar as castanhas. Cozer em água abundante com sal. Escorrer e deixar arrefecer. Descascar as castanhas e reservar.
Num tacho, levar a lume médio a courgette com a cebola e um fio generoso de azeite. Fechar o tacho e deixar suar os legumes. Seguidamente tirar a tampa e refogar um pouco. Juntar as castanhas cozidas e acrescentar água, mexendo de cada vez até ficar tudo bem envolvido e macio. Reduzir a puré com um liquidificador. Rectificar os temperos. Para o bacon: aquecer uma frigideira anti-aderente e deitar os pedacinhos quando esta estiver quente. Temperar com pimenta preta acabada de moer. Retirar do lume quando estiverem caramelizados e cocrantes. Servir a sopa com os pedacinhos de bacon e os flocos de malagueta. 

Apesar de Novembro não ser de todo dos meus meses preferidos hoje foi dia de almoço tranquilo e acolhedor. Escolhi esta sopa de castanhas para o Dia Um... Na Cozinha, cujo tema eram as castanhas e não me arrependi. A sopa mantém o sabor adocicado das castanhas cortado com a malagueta e o bacon e a textura ficou cremosa. Uma boa opção para o Inverno que nos chama