sábado, 19 de setembro de 2015

Bolo com crumble de canela para gente com pressa

Domingo. Almoço feito. Entrada. Grelhados para continuar a mimar o Verão. A calma que só se consegue no campo, com os melros a saltitar, uma tarja de mar ao fundo e a sinfonia de sons únicos que só no campo se fazem ouvir. Tudo em sintonia, até que dou conta de que faltava algo: sobremesa. Sem grande tempo para sobremesas muito elaboradas, nada que precisasse de frigorífico, nada de bolos com fruta, não tinha em casa e nada que necessitasse de ingredientes sofisticados, era tarde e não havia tempo de sair de casa e ir ao supermercado. É que isto de viver na aldeia é giro, calmo e bucólico, mas, infelizmente em alguns aspectos, quase todos, não é a cidade, vila sequer e qualquer necessidade menos básica obriga a uma deslocação à superfície comercial mais próxima. Não, nada disso era possível. Puxei pela cabeça e lembrei-me de um bolo que tinha visto de uma das minhas chefs preferidas, Rachel Allen. Dizia ela que era um bolo rápido, tal como eu precisava. Havia todos os ingredientes em casa, foi só deitar mãos à obra e verificar mais uma vez que a simplicidade pode ser muito boa. E deliciosa.

Bolo com crumble de canela

Ingredientes

Para o crumble
100 g de açúcar amarelo 
50 g de farinha 
60 g de manteiga
1 colher de chá de canela

Para a massa
175 g de farinha com fermento
100 de açúcar amarelo
1/2 colher de chá de sal (usei refinado)
75 g de manteiga
1 ovo
100 ml de buttermilk ou leite

Confecção
Pré-aquecer o forno a 180º
Primeiro preparar o crumble. Juntar todos os ingredientes secos. Adiconar a manteiga em pedaços pequenos e esfarelar com a mão ou usar um amassador manual. Reservar no frigorífico
Para a massa, juntar todos os ingredientes secos, adicionar a manteiga em pedaços e proceder como para o crumble. De seguida, juntar o ovo batido e o buttermilk. Deitar numa forma pequena forrada com papel vegetal anti-aderente e levar ao forno 15 minutos. Retirar e espalhar o crumble por cima. Levar ao forno mais 15 minutos. 


Este bolo é de confecção fácil e delicioso. Numa altura mais outonal podem juntar-se especiarias ao crumble como pimenta da Jamaica e gengibre. 


4 comentários:

cozinha100segredos disse...

A canela dá um gostinho tao bom aos bolos! Beijinhos

Leonor disse...

Dá mesmo :) Adoro bolos com canela nesta altura do ano.

Leonor disse...

Mesmo, Susana. Entretanto já fiz outro com marmelo caramelizado pelo meio que ficou também muito bom.
Beijinho

Daniel disse...

Uau!! Que belo bolo :P

Vou já anotar a receita!!!

http://deaprendizachef.blogspot.pt/