Confesso que quando o desafio do Dia Um... Na Cozinha saiu não fiquei muito entusiasmada. Pizza aqui em casa é o jantar de recurso, quando o tempo aperta, as reuniões se prolongam até às oito ou nove da noite e não há paciência para fazer algo mais do que ligar o forno, tirar a pizza do frigorífico e num quarto de hora, enquanto arrumo o dia, o jantar está pronto. Não compro refeições pré-cozinhadas, sou naturalmente desconfiada dos 'corantes e conservantes' e toda a espécie de ingredientes ocultos com que embelezam a comida pré-preparada, mas abro uma excepção para a pizza. Além da rapidez, não conheço ninguém que não goste. Eu gosto. Do conforto do pão, da indulgência do queijo, do aroma dos orégãos. E gosto do estereótipo das toalhas de quadrados vermelhos, linguajares cantantes e de um país que me deixa sempre dividida: Roma ou Veneza são cidades intensas e belas.Veneza está entre as mais belas que conheço, sem definição possível mas nada ou pouco me liga aos italianos como povo. Não há química entre nós.
Hoje, não sendo dia de grandes afazeres, tive o dia preenchido contraditoriamente. Quando chegou a altura das habituais decisões quanto ao repasto da noite instalou-se a indecisão, como em tantas outras situações. Terei balbuciado que o desafio do Dia Um era pizza e sem demora ficou tudo decidido: pizza. Cá em casa nunca outro desafio foi tão bem acolhido. É tão bom quando a vida é fácil. E saborosa.
Pizza com pesto, mozarella e cebola roxa
Ingredientes
Para a base:
250 g de farinha branca para pão
160 ml de água quente
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal refinado
Para a cobertura:
Molho de tomate para pizza (usei de compra)
Pesto
Mozzarella fresco
Mozzarella ralado
1 cebola roxa pequena cortada em rodelas finas
Pimenta preta acabada de moer
Orégãos
Preparação
Deitar a farinha, o sal e o açúcar num recipiente largo e envolver. Abrir uma cova no meio, deitar o azeite e a água quente. Com um garfo e partindo do centro, envolver a água e restantes ingredientes com a farinha. Mexer até os ingredientes casarem. Retirar do recipiente e amassar dez minutos numa superfície enfarinhada. Fazer uma bola e retornar a massa ao recipiente. Cobrir com película aderente e deixar levedar em lugar protegido e tépido durante uma hora.
Pré-aquecer o forno a 200º. Com um rolo da massa estender a massa, virando sempre. Depois de se obter a dimensão desejada, pegar na massa e rodá-la até ficar mais fina. Colocar num tabuleiro de ir ao forno sobre uma folha de papel vegetal.
Pincelar com o molho de tomate, deitar uma camada muito fina de mozzarella ralado, polvilhar com orégãos e pimenta preta acabada de moer. Colocar por cima a cebola roxa, o queijo mozzarella fresco cortado em rodelas finas e colheres de pesto entre o mozzarella. Levar ao forno. Retirar quando estiver pronto e saborear.
Notas:
- A pizza ficou enorme, daria para quatro sem ninguém disputar a última fatia.
- Para uma próxima vez reduzo definitivamente a quantidade de queijo.
- A sensação de conseguir fazer o que se julgava impensável, a base da pizza, é como sempre fantástica. Cozinhar é também, e muito, superarmo-nos.
Mais uma participação no Dia Um... Na Cozinha. Obrigada mais uma vez pelo desafio.
28 comentários:
Olá Leonor!
Deve ser deliciosa a tua pizza, atendendo à escolha de ingredientes.
Antes também pensava como tu, pizza fazia lembrar-me em fast food, comidas rápidas que fazem mal. Mas olha que, dando largas à imaginação e querendo, uma pizza até pode ser bem saudável. Basta usar massa integral e escolher ingredientes saudáveis.
Beijinho. ;)
Nem sempre me fazem lembrar coisas más, estas de supermercado é que me deixam sempre desconfiada, Célio, mas às vezes a preguiça e o stress obrigam a este facilitismo :) Mas tens razão, claro, pode ser saudável.
Beijinho e obrigada pela visita.
Adorei a escolha dos ingredientes. Deve ter ficado deliciosa!
Bjs
Paula
Cookit-simple.blogspot.pt
bem... confesso que me aconteceu quase o mesmo, e este desafio deixei mesmo para a última... e não é que no dia seguinte tive de repetir porque o pessoal ca de casa pediu para fazer de novo??? :)
Esta parece-me muito boa!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
bem... confesso que me aconteceu quase o mesmo, e este desafio deixei mesmo para a última... e não é que no dia seguinte tive de repetir porque o pessoal ca de casa pediu para fazer de novo??? :)
Esta parece-me muito boa!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Olá Leonor! Uma bela pizza! Uma dúvida, a tua massa não leva fermento? Beijinho, Susana
Mas que bela pizza, minha amiga Leonor, gostei muito desta tua piza, bjokas
Piza e pesto... oh combinação perfeita! Adoro ambos!! A tua piza está uma tentação, Leonor.
Beijinhos
Ficou perfeita, e consensual.
Bjs.
Paula
Boa escolha de ingredientes!
Beijinhos
Sílvia
http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt
Linda Leonor,
Eu sempre adorei pizza, desde que me foi apresentada como tal ! :)
No ano passado tive a oportunidade e sorte de provar as que são feitas no país que as espalhou e deu a conhecer ao Mundo como são hoje... e ainda mais admiradora eu fiquei !
Adoro, tal como tu, a massa do pão, os queijos derretidos, os aromas das ervas utilizadas, os outros ingreidientes tostadinhos no cimo e macios no interior ! Adoro pizza, como todas as semanas e não vejo a minha alimentação sem ela, que me perdoem as pessoas que a acham pouco saudável e menos apelativa ! :)
Assim sendo, como poderia sequer não gostar da que nos trouxeste ? Apetitosa, plena de sabores que adoro: o pesto, a cebola roxa, o mozzarela nas 2 versões... ficou perfeita e até lhe sinto o aroma.
Sei da tua "pouca tolerância", digamos assim, com as pizzas, mas a tua está fantástica e só tenho a agradecer-te o facto de, assim mesmo, teres-te juntado a nós !
Obrigada, minha querida ! :)
Um beijinho grande
Sabores que adoro! Excelente proposta!
Bjinhos
Uma marailha. Adoro a simplicidade dos ingredientes. Pizzza de gente grande disseram os queijinhos cá de casa.
:)
Obrigada Paula, ficou deliciosa sim, e hei-de repetir :)
Boa, Susana, o sucesso na cozinha mede-se assim :) Parabéns!
Olá Susana :) não, não pus fermento porque usei farinha para pão que já leva fermento. Não tenho máquina de pão nem estou habituada a fazê-lo. Nas instruções do pacote de farinha não há referência ao fermento e optei por fazer como lá dizia.
Beijinhos
Obrigada, Belinha :)
Obrigada, Maria João :)
Beijinho
Muito obrigada, Paula :)
Foi mesmo ao nosso gosto, Sílvia :)
Obrigada
Olá Isabel :)
Olha que não é intolerância. As malvadas das pizzas são um 'bocadito' calóricas ;) e tento fugir. Desta vez bem me tentei escapar mas não consegui.
Em Itália comi as piores pizzas de sempre. Não que fossem más mas também não eram uma delícia.
Muitos beijinhos e obrigada pela visita :)
E ainda, Isabel querida, obrigada por me acolherem sempre de forma tão calorosa. O vosso carinho aliado ao pedido cá de casa fez com que me tivesse mais uma vez aventurado por outros caminhos. Gosto muito de pertencer as este grupo :)
É mesmo, Loca, como não há crianças cá em casa, a escolha dos ingredientes é sempre para gente crescida :)
Beijinhos
É mesmo, Loca, como não há crianças cá em casa, a escolha dos ingredientes é sempre para gente crescida :)
Beijinhos
Olá Leonor!!!
Sei que venho muito tarde já, mas não podia deixar de dizer que adorei a tua pizza, deve estar uma delícia. Adorei a inclusão do pesto. Beijinhos
Olá Leonor aodrei a tu asugestão da tua pizzaq, eu adoro pizza e ao ver a tua tão linda deu me umas saudades:)
Aproveito para te convidar no meu passatempo da que está a decorrer meu blogue gostava muito que participasses:)
http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.htmlno
Olá Noélia, não vens nada tarde. Fico muito grata pela tua visita. Desta vez eu é que não consegui fazer a minha visita.
A próxima vez que fizer esta pizza vou pôr pesto na base. Não sei se não ficará muito forte mas estou curiosa.
Beijinhos
Olá :) Também gosto de pizza mas não se pode comer sempre ;) Vou já ver o passatempo. Obrigada pelo convite.
Beijinhos
Enviar um comentário