sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Pêras ao chá com moscatel

Há quem continue agarrado à ideia de que a Internet e as redes sociais não interessam a ninguém. Nesta fase das nossas vidas não imagino sequer a minha sem ela. Cheguei ao ponto da dependência absoluta, e não quer isto dizer que estou sempre ligada, não estou, e sem estar sem computador, ou tablet, mas qualquer informação de que necessite o primeiro sítio onde vou é online, virtual, portanto. Se precisar de procurar um significado é online que o faço, os meus dicionários estão neste momento e de há um tempo a esta parte de férias, se quero uma receita idem, se ando com um destino de baixo de olho é 'lá' que vou também. Tudo.
A ideia para esta receita surgiu em conversa no Facebook com uma amiga que também fiz via Internet. Dizia-me ela a propósito destas pêras, que as fazia com chá em vez do vinho tinto. Conversa para cá e para lá, e aceitando a belíssima sugestão, eis as pêras que resultaram de mais uma conversa virtual. E ainda há quem se queixe da Internet. 

Pêras ao chá com moscatel

Ingredientes
8 pêras Rocha grandes
1 l de água
150 g de açúcar amarelo
3 dl de moscatel
2 saquetas de chá Lapsang Souchong
2 cascas de laranja
2 paus de canela

Confecção
Descascar as pêras com um descascador e deixar o pedúnculo. Cortar a base se necessário para que fiquem com base de sustentação.
Num tacho deitar a água e levar a ferver. Juntar as duas saquetas de chá e deixar que o chá abra. Retirar as saquetas. Adicionar o açúcar, o moscatel, as cascas de laranja e a canela. Quando levantar fervura, colocar as pêras e ferver cerca de meia hora. Durante a fervura virar as pêras para que fiquem cozidas por igual.


O chá Lapsang Souchong é um chá fumado com um travo forte e característico, ideal para compensar o moscatel.

Sem comentários: