quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sopa de abóbora assada com leite de coco para esta 'quinzena'

Fazer parte dos grupos que se vão criando no Facebook em termos culinários tem sido uma experiência muito gratificante. Há a partilha, o bom ambiente nos que faço parte, e o desafio da aventura. Um chef novo, uma receita, um prato nunca antes pensado. Nesta quinzena, o chef convidado para os Quinze dias com... foi a Lorraine Pascale. Gosto dos chefs ingleses, talvez o sentido de humor, o inglês, um maneira de ser sempre peculiar, mas nunca tinha prestado muita atenção a esta chef. Foi portanto mais um desafio e uma forma de se conhecer melhor outra 'cozinha'. Andei indecisa muito tempo com a receita. Cheguei à conclusão de sempre: falta-me um livro dela mas hoje como queria fazer sopa para o jantar optei por esta receita. Ainda bem que o fiz. É deliciosa, cheia de sabor e com um toque muito especial. Ainda está morna, são servidos?

Sopa de abóbora assada com leite de coco

Ingredientes
500g de abóbora
1 courgette pequena ou meia grande
1 cebolinha
2 dentes de alho grandes
1 cebola
1 cubo de galinha
Sal
Pimenta preta
Azeite
Coentros
Malagueta em flocos
Leite de coco

Confecção
Pré-aquecer o forno a 200º.
Cortar a abóbora e a courgette em pedaços pequenos, a cebolinha em rodelas e o alho. Colocar numa frigideira larga ou num tabuleiro. Regar com um fio de azeite . Polvilhar com sal e pimenta preta e levar ao forno. Assar cerca de 35 minutos. Entretanto, num tacho, deitar a cebola cortada em rodelas e deixar caramelizar com um fio de azeite. Quando a cebola ganhar cor, deitar a mistura dos legumes assados, juntar um pouco de água e o caldo de galinha, mexer e deixar levantar fervura. Cozinhar uns dez minutos e reduzir a puré com um liquidificador. Rectificar os temperos e juntar água a gosto, e deixar ferver apenas um pouco . Servir com coentros picados, a malagueta e o leite de coco.


Adaptei a receita original  ao meu tempo e gosto. Optei pela courgette para conferir mais cremosidade, cortei os legumes em vez de deixar assar a abóbora na casca por ser mais rápido e omiti a lima, porque não tinha em casa. O gengibre ficou de fora, como sempre, porque não gosto de todo. Valeu a pena. A sopa fica muito boa não só por a abóbora ser assada mas por causa dos coentros, malagueta e o leite de coco. A repetir sem qualquer dúvida.

12 comentários:

Ana Filipa Costa disse...

Ficou com um delicioso aspeto, e a avaliar pelos ingredientes, deve ser deliciosa ;)

Beijinhos*
http://petiscana.blogspot.pt/

Leonor disse...

Muito boa, Ana Filipa e óptima para quebrar a monotonia das sopas :)
Beijinho

Iguaria Desigual disse...

Gosto bastante das receitas da Lorraine, não tenho dúvida que esta sopinha é deliciosa! A apresentação ficou muito boa, apetece mesmo comer um pratinho!
Bjs
Vanda

São Ribeiro disse...

Que bela sopinha, bem que podia ser o meu almoço.
Gostei muito mesmo
BJs

Leonor disse...

Olá Vanda, foi a primeira vez que fiz uma receita dela e gostei muito. Já tinha feito sopa de tomate assim assada e gosto muito do sabor dos legumes feitos assim para a sopa. Aqui o que ainda é melhor é a combinação de sabores.
Beijinho

Leonor disse...

Podia sim, São :)
Beijinhos

Telita disse...

Hummm - deve ser tão bom!

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook



Leonor disse...

É mesmo, Ana, experimenta :)

Isabel Figueiredo disse...

Leonor,
eu adoro sopa de abóbora assada (tenho uma no meu blogue) e com coentros nem se fala, então é que já fico rendida a uma tigelinha dessas, tão bonita e fumegante :)
Bjns
Isabel

Leonor disse...

Fica tão bem assada, não fica, Isabel? O sabor é completamente diferente da sopa normal. Esta combinação de sabores é fantásticas.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Que linda sopa e de sabores quentes para estes dias cinzentos.
Beijinhos

Leonor disse...

É mesmo boa para esta altura tão cinzenta :)
Beijinhos